Controlador - Irriga Fert
O controlador Irriga Fert chega para atender a demanda da Fertirrigação da agricultura brasileira de forma fácil e com baixo custo. |
O controlador Irriga Fert chega para atender a demanda da Fertirrigação da agricultura brasileira de forma fácil e com baixo custo.
Com esse controlador, é possível irrigar a cultura ou fazer sua combinação com a ferlização. A programação é individual por setor, o que o torna muito versátil na sua função. Tem capacidade para 8 setores no modelo Ken08F e 16 setores no modelo Ken16F.
Possui controle da bomba de injeção e da bomba de circulação, com vários padrões de acionamento a serem definidos, além de entrada para sensor de nível para a caixa de circulação, que tem a propriedade de interromper as bombas se necessário.
Possui ainda uma entrada multifuncional que pode ser configurada para um sensor de chuva que para uma rega se necessário ou sensor de fluxo, que pode realizar o desligamento da bomba em caso de falta de água.
Tudo isso mais as características que os produtos Ayken vem introduzindo em sua linha de controladores.
Videos |
Funcionalidades |
1-Características
O controlador possui:
- 8 saídas para uso de irrigação dos setores – S1 a S8
- 2 saídas dedicadas para fertirrigação – S9 para Fert e S10 para bomba de circulação
- Entrada para sensor de nível da caixa de circulação
- Tempos de transição dos solenoides configurável
- Capacidade para Pausar e Retomar um programa em andamento caso necessário algum reparo na rede de irrigação
- Capacidade de executar programas consecutivos (quando o horário de fim atual coincide com o horário de início do próximo programa) sem a parada da bomba
- Entrada do sensor configurável para para sensores de chuva tipo NA ou NF ou Sensor de Fluxo tipo NA para desligamento da bomba no caso de detectar falta de água no sistema
- Bateria CR2032 para manutenção do relógio em caso de falta de energia
- Modelos para redes 220V ou 254 V para melhor atendimento as diversas regiões brasileiras
- Capacidade total de 1,5A
- 3 níveis de proteção que combinados trazem grande robustez ao produto.
2- Automação da Fertirrigação
Possui duas saídas para controle da bomba de injeção e bomba de circulação.
Entrada Sensor de nível da caixa de circulação.
Controle individual por setor.
Vários perfis de funcionamento da bomba de circulação.
- Nunca
- No início da rega do primeiro setor
- No tempo de atraso
- Sempre (ao longo de toda programação)
3 - Teste dos Setores
A opção possibilita fazer um teste manual rápido dos solenoides das válvulas, o que pode ser muito conveniente no momento da instalação dos setores. Neste teste é possível identificar se um setor está em curto-circuito ou se o circuito está aberto.
Além do teste manual, ao início de cada ciclo, os solenoides são testados automaticamente e caso algum apresente um problema, o setor em questão é desabilitado. Essa informação fica disponível na tela principal para facilitar sua identificação.
Essa função também pode ser conveniente pois todos os setores podem ser programados, mesmo aqueles não presentes. Um setor sem solenoide será interpretado como Circuito Aberto e será desabilitado no ciclo da irrigação.
Nota:
Alguns solenoides são do tipo “D” e contém um componente retificador. Esses modelos podem causar uma falsa leitura durante o teste, sendo o resultado apresentado como circuito aberto (CA). No caso do uso desses solenoides recomenda-se a inversão dos fios e nova retestagem.
4-Memória
O controlador possui duas áreas de memória. Ao executar uma configuração ou a programação, os dados são armazenados automaticamente na área de trabalho. Em caso de falta de energia, mesmo com o controlador sem bateria, esses dados não são perdidos.
Uma programação e configuração de trabalho podem ser salvas e recuperadas de uma área segura. Uma função de backup disponível no MENU -> RESTAURAÇÂO.
Caso a configuração ou programação sejam alteradas na área de trabalho, os dados da área segura não são alterados e podem ser recuperados a qualquer momento. Esse mecanismo possibilita experimentações de novas programações sem a perda de dados.
5-Função Manual Completa
Nessa função, além de permitir iniciar um programa manualmente, é possível controlar todo o sistema de irrigação.
• Ligar e desligar a bomba
• Ligar e desligar cada setor sequencialmente
• Ligar e desligar as saídas da fertirrigação
6-Funcionamento na falta de energia
O controlador possui espaço para uma bateira de 9V, que se utilizada traz alguns benefícios:
1- Se o sistema estiver irrigando, no momento da falta de energia a irrigação é suspensa. Dois minutos após o retorno da energia, ocorre a retestagem de todos os setores e o ciclo é retomado. Caso algum setor apresente defeito ele é desabilitado.
2- O horário da queda e do retorno de energia é armazenado e apresentado na tela para alertar sobre o evento ocorrido.
Caso a bateria não esteja presente ou se encontre sem carga, a programação não é perdida, porém as duas facilidades acima não acontecerão.
7 - Atalhos
Para reduzir a navegação quando desejado iniciar uma programação manual, existe um atalho que pode ser explorado.
Com o controlador na tela inicial, onde se encontra o relógio, basta apertar por 3 segundos qualquer botão na vertical ao lado direito do display. Se a primeira tecla for pressionada por 3 segundos, o programa "A" seria iniciado, a segunda tecla de cima para baixo, inicia o programa "B" e assim sucessivamente até o programa "D.
Durante a rega, é possível também passar para o setor seguinte clicando por 3 segundos o segundo botão vertical a direita do display. (O botão que em algumas telas tem a função de +)